20 maio 2010

Concursos de beleza são sucesso mais uma vez

Redação - Ragga
aumentar fonte diminuir fonte imprimir
Carlos Hauck
 Quem nunca segurou o vidro de xampu no banho e ensaiou um discurso com direito a lágrimas, largos sorrisos e palavras caprichadas? Que garota nunca experimentou um tchauzinho em câmera lenta típico das vencedoras de concursos de beleza? E quem nunca gostou, mesmo que por alguns minutos, de ser o centro das atenções?

Pode parecer besteira de criança, mas o glamour e brilho dos maiôs dourados, típicos dos concursos de beleza old school, ainda habitam o imaginário de muita menina por aí. E não é à toa. Não faltam filmes, vídeos na internet e programas de TV que usam e abusam da beleza para construir histórias de luta, superação e, claro, de sucesso.

Se, até chegar neste terceiro parágrafo, você está meio perdido, vai começar a entender se assistir – ou se lembrar – de Pequena Miss Sunshine, vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2006. O filme conta a saga da simpática Olive para participar do concurso de beleza que é título do longa. A personagem enfrenta de tudo para alcançar seu objetivo: penteados, maquiagem, caras, bocas e muita pose que aumentam as chances de uma mulher ser considerada bela. A mais bela de todas.

Outras referências do mundo da moda e da beleza podem ser encontradas até em seriados como Chaves. Em qualquer site de buscas, não é difícil encontrar um episódio em que as personagens Dona Florinda e Chiquinha fazem de tudo para despertar a atenção dos homens da vila, que assistem ao concurso de Miss México na TV.

LUZ NA PASSARELA QUE LÁ VEM ELA
No Brasil, o mais importante e tradicional concurso de beleza tem mais de cinquenta anos. Com início em 1954, o Miss Brasil passou por seus altos e baixos. Personalidades como a atriz Vera Fischer e a lendária Marta Rocha – que perdeu o título de Miss Universo por ter duas polegadas a mais nos quadris – contribuíram para que, durante muito tempo, o título de Miss fosse extremamente cobiçado por garotas de todas as idades.

Na década de 1990, os concursos de beleza passaram por um período de decadência. “Durante alguns anos, começaram a ser tachados como brega, demodé”, diz a veterinária Cláudia Queiroga, de 57 anos, fã confessa de eleições de miss. Essa decadência dos concursos na grande imprensa brasileira contribuiu para que o programa fosse extinto por alguns anos.

Demorou um tempo, mas em 2002 o Miss Brasil retomou sua popularidade não somente pelo fato de voltar a ser transmitido pela TV, mas por consagrar nessa edição e em edições posteriores belas garotas que se tornariam personalidades conhecidas em todo o país, como a atriz Grazi Massafera (eleita Miss Paraná em 2004) e a mineira Natália Guimarães, segunda colocada no Miss Universo de 2007.

Carlos Hauck

Quem ressalta junto com outras misses a importância de Natália para a retomada da popularidade dos concursos de miss é Monique Couri, 28, primeiro lugar no Miss Brasil Globo 2008 e convidada a representar o Brasil no Miss Globe International, no mesmo ano, na China: “A Natália fez voltar o glamour, por ter recebido muita atenção da mídia. Seu surgimento foi um divisor de águas”, analisa.

Pode parecer fácil. Em geral, a ideia é que o desafio de uma candidata a miss seja apenas posar com diferentes roupas e responder aos jurados perguntas sobre seus gostos pessoais – uma piada de anos é o fato de, supostamente, todas elas terem como livro predileto O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e como meta para a vida tornar o mundo melhor.

Mas Monique esclarece que, antes de chegar o momento de dar o tchauzinho em câmera lenta para a plateia, há muito trabalho a ser feito. “A preparação para o concurso exige muita dedicação”, resume. Ela mesma emagreceu e se submeteu a uma lipoaspiração para participar do concurso: “Vários países, como a Venezuela, acabavam ganhando os títulos devido a interferências cirúrgicas. Então, resolvemos adotar essa prática também”, conta.

E de acordo com Monique, para ser miss não basta apenas ser bonita. “Fatores como simpatia, elegância e conhecimentos gerais influenciam muito. Afinal, exercemos o cargo de representantes de um lugar. Temos que saber falar e nos portar perante as pessoas”, indica a modelo oficial da grife Hermanas e futura jurada do concurso Miss Minas Gerais Globo 2010 (veja o box).

Miss Minas
Pela primeira vez realizado pela agência de modelos House TMA, o Miss Minas Gerais Globo 2010 vai eleger a mais bela garota do estado. A novidade é que esse ano as inscrições serão abertas ao público, diferente do sistema de indicações de anos anteriores. “Nessa seleção serão escolhidas 30 garotas. Todas terão um treinamento específico, além de participar de palestras, viagens e workshops até o dia do concurso, que deve ser em meados de novembro”, diz o diretor da House, Jorge Ribeiro. “O objetivo de abrirmos as inscrições a todas é alcançar as meninas que não são profissionais, mas que têm o potencial para ser miss”, completa.

>>>>>>>> Inscrições abertas até 25 de junho. Para saber mais: missminasgeraisglobo.com.br

MISSES E BIG BROTHER BRASIL: O QUE TEM A VER?

Eleita Miss Brasil em 2002, Joseane entrou no Big brother Brasil 3 no ano seguinte. Um bafão, entretanto, fez com que ela perdesse o título, em rede nacional. Enquanto o reality ia ao ar, foi descoberto que a então miss era casada – o que fere o regulamento do concurso. Assim, ela foi obrigada a ceder a coroa e faixa à segunda colocada. Em 2010, ela teve a chance de entrar novamente na casa mais vigiada do país, mas saiu na primeira eliminação (que zica!).

Claro que a mais inesquecível e bemsucedida de todas as misses/BBBs é Grazi Massafera. Finalista da edição número 5 do programa, ela despontou para o estrelato como atriz da Globo. Para ela, o título de Miss Paraná (2004) foi só o começo.

Entre outros nomes menos lembrados, há ainda Natália Casassola, do BBB8, que foi Miss Juvenil 2001. Fran, BBB9, foi eleita Miss ABCD em 2007 (ok, não é uma competição tão renomada, mas não deixa de ser um concurso de beleza). E, para fechar a lista, Michelle, também do BBB9, a Miss Pernambuco no mesmo ano. Pelo jeito, o título de miss bem que ajuda a atrair os holofotes (embora, para umas, as luzes sejam mais intensas).

http://www.divirta-se.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07