21 setembro 2012

Miss Brasil 2012


Subject: Miss Brasil 2012


Author:
TKD
Edit | View ]

Date Posted: 22:07:43 09/20/12 Thu














Post a Reply to This Message ]
Replies:
Subject: Rainha do Bloco Caranavalesco "Simpatia é quase Amor"


Author:
Dedé
Edit | View ]

Date Posted: 21:35:28 09/20/12 Thu



Post a Reply to This Message ]
Replies:
Subject: Alguns velhos clichês e casuismos que rondam nossos concursos de miss.


Author:
Silveira/Pel
Edit |View ]

Date Posted: 21:30:35 09/20/12 Thu

Quando comecei a acessar os voys brasileiros que tratam dos concursos de beleza femininos, lá pela época de Gislaine Ferreira, o que rolava muito forte neles era a idéia insistentemente trabalhada de que não vencíamos mais os grandes certames internacionais por mandarmos para eles um tipo de beleza equivocada. Que, enquanto a comunidade internacional “esperava” frustrada que enviássemos mulatas, tipo verdadeiramente representativo da mulher brasileira, nós insistíamos em enviar branquelas nada a ver. Muito eu me bati contra essa idéia criada aqui dentro, contra essa preconceito de que só afrodescendentes teriam legitimidade para representar a mulher brasileira.

Alguns outros clichês, além de legalismos cegos, continuam a freqüentar nossos voys, por vezes por mero casuísmo, na tentativa de tirar uma forte candidata da jogada e, assim, abrir caminho a favor de outra candidata preferida. Tal casuismo ficou bem caracterizado este ano ao longo do Miss SP. Com o propósito de promover determinada candidata loira, e tenho o maior respeito por ela e por quem preferia sua beleza, passou-se a bater contra a eleição da “mesmiss”, ou seja, de qualquer candidata que fosse de pele clara e cabelos escuros, justo onde se situava a maioria das candidatas e a grande favorita, que terminou sendo a vencedora. Olvidavam-se os contrários à “mesmiss”, que a Venezuela, com esse mesmo biótipo, venceu o Miss Universo duas vezes seguidas, e que vem com ele arrebatando títulos máximos em todos os outros certames internacionais, com bastante frequência. Também que não se entenda que estou a advogar a exclusividade da eleição de misses com o mesmo tipo das últimas Miss Brasil, longe de mim essa discriminação contra loiras, ruivas, nisseis, indígenas ou afrodescendentes.

Outra idéia muito controvertida tem sido a da altura que deve ter uma miss. Com relação à mesma bela loirinha do Miss SP, de pouca altura, ninguém podia fazer referência a sua baixa estatura, porque choviam os argumentos contra esse preconceito, com o que concordo plenamente, além da enxurrada de oportunos exemplos de misses vencedoras, a despeito de possuírem estatura mais baixa. Pois muitos destes que assim se posicionavam, parece-me que agora, no que eu chamo de um legalismos cego, além de oportunista, estão verdadeiramente fixados na estatura da Miss RJ, com a esperança de que ela tenha no máximo 1m69 de altura, e não 1m70, como mais um argumento para que ela não seja eleita Miss Brasil.

Outro chavão que tem sido lançado contra uma que outra forte candidata, com o propósito de desqualificá-la, é o de que esta ou aquela miss tem cara de velha. E eu fico a me perguntar o que é ter cara de velha? Para mim, cara de velha tem aquela mulher pelancuda, com a pele flácida, com o rosto enrugado, com cabelo ralo, já nem falo em grisalho, porque isto nem se vê mais, testa bem aumentada pela perda de cabelo, com a ponta do nariz que tende a arriar, com o passar das décadas, o mesmo ocorrendo com os cantos da boca. E qual dessas misses ”cara de velha”, ou de tia, possuem qualquer dessas características? Quando muito possuem alguma marca de expressão, quando sorriem, e uma maquiagem mais carregada que não tem porque ser considerada uma exclusividade da mulher de mais idade. Acho até engraçado este argumento de cara de velha, quando estas, cada vez mais cedo, estão valendo-se de recursos estéticos os mais modernos e eficientes para continuarem com cara de garotonas, isto já começando quando estão pela casa dos trinta e dos quarenta anos. É claro que não estou aqui a defender a mãe do Silvester Stallone, nem a irmã e sucessora daquele figurinista italiano assassinado em Miami, há alguns anos.

Pois outro chavão contra o qual costumo me bater é quando defendem a vitória de uma candidata por ter cara de brasileira. E Isabel Correa, cuja beleza tanto admiro, a ponto de, por esta beleza que vejo nela, ter torcido para que vencesse o Miss RJ, parece que usou desse argumento para se autopromover. Muito eu tenho afirmado que, cara de brasileira tem a negra, a mulata, a nativa natural do Xingu, a “mesmiss” de pele clara e cabelos escuros, assim como a loira, a ruiva, independente da freqüência com que são encontradas em nosso país.

Apesar desta tese não excludente que sempre defendo, confesso que, ao ver fotos da candidata de Rondônia neste Miss Brasil, da qual anseio por outras tantas, dos mais variados ângulos, para conferir se ela é tudo de bom que está me parecendo, confesso, repito, que me peguei a pensar que ela tem cara da verdadeira mulher brasileira, com sua pele morena, seus traços fortes, harmoniosos e belos, com o mais belo e escancarado sorriso deste Miss Brasil. Mas, pensando melhor, Isabel Correa também tem cara de brasileira, e Ruth Böch também. E, voltando à candidata de Rondônia, não pude deixar de supor que, com aquelas suas características, em suas veias deve também correr algum sangue aborígene, e ou o africano. E se eu estiver certo nestas minhas suposições, ela só tem do que se orgulhar de toda essa sua origem étnica. E aí fico a me lembrar do extraordinário pernambucano Gilberto Freire que fortaleceu em mim todo o meu respeito e entusiasmo pela miscigenação.

Mas, por favor, não estou querendo insinuar que a candidata de Rondônia, apenas por seu tipo de beleza, deva ser eleita a próxima Miss Brasil. Que vença tanto esta bela representante do Norte do país, como outra, independente da cor de sua pele e de seus cabelos, desde que seja a mais completa. E quem antipatiza com este “a mais completa” que aponte outro critério melhor. A respeito de quem será a vencedora, continuo achando que este ano existem cinco ou seis dentre as melhores candidatas, que estão muito niveladas em termos de credenciais para vencer. Neste momento em que parece se esboçar leve favoritismo para a candidata de meu estado, a despeito do fanático bairrismo com que alguns me rotulam, quero deixar muito claro, que vença a gaúcha exclusivamente por seus próprios méritos, se assim entender a maioria dos integrantes da comissão julgadora, jamais pelo alegado peso de faixa, ou por outro expediente qualquer, muito menos beneficiada pelas baixarias proferidas contra uma de suas principais concorrentes, nas redes sociais. Que estas não tenham qualquer peso a favor ou contra a escolha da próxima Miss Brasil Universo. E que, pela primeira vez, o certame seja marcado por sua transparência, para que não dê lugar ao surgimento de toda a sorte de suposições maldosas que, mesmo não sendo comprovadas, ficam a pairar contra a credibilidade da realização desse certame nacional.

Post a Reply to This Message ]
Subject: A Miss Simpatia 2012


Author:
Danni
Edit | View ]

Date Posted: 18:13:15 09/20/12 Thu




Miss Goiás detona rival e alfineta as “baixinhas” 


Vocês que me perdoem pelo título estilo Nelson Rubens, mas é que foi isso mesmo o que aconteceu. Vai lendo aí!

Direto de Fortaleza, onde acontece no próximo dia 29 o Miss Brasil, a miss Goiás, Herika Noleto, falou ao Tudo Miss sobre a rotina pré-concurso. A bela contou que mal arranja tempo para dormir, tamanha a carga de ensaios e passeios:

— Os dias vão ficando cada vez mais pesados. Mas o pessoal da produção tem uma vibe muito boa, sempre fazendo a gente rir, o que ajuda muito no fim do dia. Levantamos às 5h e só retornamos ao hotel às 22h.

Herika, que já havia assumido ao blog ser disléxica e ter sofrido muito no passado por conta disso, é do tipo que não tem papas na língua. Comentou com o blog sobre o nível da competição e, do alto de seu 1,79 m, aproveitou para alfinetar:

— O nível das candidatas está muito alto. Dá para ver uma diferença no padrão de beleza, a maioria é magra e alta, ainda que umas tentem competir no salto para compensar.

(Vale lembrar que uma das polêmicas deste ano envolve a altura da miss Rio de Janeiro, Rayanne Morais, que alega ter 1,74 m, mas aparenta ter menos.)

E a goiana não parou por aí:

— Fiquei chocada com a atitude sem educação da miss Espírito Santo, que quase atropela todas para sair na frente.
Gostei muito da miss Ceará. Não via a beleza dela por foto. Mas, além de linda, é muito simpática e fina. 





http://entretenimento.r7.com/blogs/tudo-miss-e-tudo-mais/2012/09/20/miss-goias-detona-rival-e-alfineta-as-baixinhas/


Post a Reply to This Message ]
Replies:
Subject: Miss Brasil 2012


Author:
TKD
Edit | View ]

Date Posted: 18:04:00 09/20/12 Thu





Post a Reply to This Message ]
Replies:
Subject: Miss Brasil 2012 - Perfis das Misses Paraná, Maranhão e Roraima


Author:
TKD
Edit | View ]

Date Posted: 17:21:23 09/20/12 Thu



Post a Reply to This Message ]
Replies:
Subject: O sorriso ausente da miss Goiás.


Author:
Marco-RS
Edit |View ]

Date Posted: 16:58:30 09/20/12 Thu
Alguém já viu o sorriso da miss Goiás? Já comentei que ela tem um ar blasé que lhe dava um ar de relaxamento, um descomprometimento com a tensão. Porém, esta imagem única, exótica, porém repetida passa a me incomodar um pouco. Ela parece ter escolhido este estilo para, com ele, obter sucesso no concurso, o que lhe é de direito, é claro. O que não sei é se este padrão lhe dará sustentação até o fim da disputa. Gostaria muito de poder avaliá-la sob outras bases, como, por exemplo, através de uma foto onde estivesse sorrindo. Talvez, nesta estratégia, esteja escondido um belo sorriso.

Post a Reply to This Message ]
Replies:
Subject: Ensaios


Author:
BBMB
Edit | View ]

Date Posted: 15:58:24 09/20/12 Thu


Post a Reply to This Message ]
Replies:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07