10 junho 2010

Vanessa Carreira: uma Miss portuguesa na África do Sul

Vanessa Carreira (foto gentilmente cedida por G3 Models) 
Vanessa Carreira (foto gentilmente cedida por G3 Models)
Em 2001 foi a mulher mais bela do país organizador do Mundial

Por Nuno Travassos com enviado-especial à África do Sul

Se no futebol ainda torcemos por uma conquista portuguesa na África no Sul, no que diz respeito à beleza já temos vitórias a evocar. Em 2001, a mulher mais bela do país organizador do Mundial de futebol tinha sangue português. Vanessa Carreira apresenta-se aos leitores do Maisfutebol: «Nasci no primeiro dia de 1980, em Hillbrow, Joanesburgo. O meu pai é de Pinhel, no distrito da Guarda, e a minha mãe nasceu em Nova Lisboa (n.d.r. Huambo, Angola). Sou uma luso-sul-africana.»

A vida de Vanessa transformou-se por completo aos 21 anos, quando conquistou o título de Miss África do Sul 2001. «Tinha acabado o bacharelato, e tal como acontece com muitos outros jovens, não sabia o que queria. Foi uma oportunidade incrível», conta. A beleza da luso-sul-africana ultrapassou a fronteira, e um ano depois chegou a todo o mundo, a partir de Porto Rico. Em San Juan foi coroada terceira dama de honor do concurso Miss Universo 2002, mas quatro meses depois foi promovida a segunda dama de honor. A vencedora da competição, a russa Oxana Fedorova, perdeu o trono, por não ter cumprido as suas obrigações.

O mistério Selecção e a devoção a Mourinho

«Foi um ano muito cansativo. Passei pouco tempo com aqueles que amo, mas a experiência foi incomparável. Adorei cada momento, por mais cansativo que tenha sido», recorda Vanessa, que no concurso de Miss Universo se cruzou com a representante portuguesa, Iva Lamarão. «Lembro-me de conversar com ela, mas por pouco tempo. Infelizmente, a língua portuguesa não é o meu forte», diz ao nosso jornal, sempre respondendo em inglês.

A cultura portuguesa sempre presente

Vanessa deixou de ser apenas Miss e modelo. Algum tempo depois estava a apresentar o Totoloto, na televisão sul-africana. Tornou-se uma celebridade local, mas nunca esqueceu as raízes. «Os meus pais sempre fizeram questão que eu e a minha irmã aprendêssemos o máximo possível sobre a cultura portuguesa», explica ao nosso jornal.

Com apenas um ano de idade viajou pela primeira vez para Lisboa, num trajecto que repetiu várias vezes. «Temos família no Barreiro, Laranjeiro e Nazaré, assim como amigos em Braga, Cascais e Faro», explica. «É um país lindo, com uma história muito nobre, e cheia de orgulho. É fantástico para visitar e explorar», acrescenta.

Agora com 30 anos, Vanessa Carreira continua a viver em Joanesburgo, mas ganhou um apelido. Agora é Mrs. Vanessa Carreira-Coutroulis. No Verão de 2007 casou com Chris Coutrolis, no arquipélago grego de Santorini. O casal é dono de um espaço nocturno na maior cidade sul-africana, assim como vários investimentos na restauração. No final de 2009 tiveram o primeiro filho.

http://www.maisfutebol.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07