19 setembro 2005

China: um país onde as mulheres são minoria


Chinesas em busca do Miss Mundo 2005

A China é um dos raros países em que há menos mulheres do que homens, numa proporção de 118 para 100. A desproporção inusitada entre os sexos é a decorrência lógica de 4.000 anos de preferência por filhos. Desde os tempos de Confúcio, só os filhos podem oferecer sacrifícios aos espíritos domésticos, herdar o nome e a propriedade da família. Também é costume a entrega de um dote a cada uma das filhas por ocasião do casamento. Elas, que tradicionalmente deixam a casa dos pais quando se casam e vão viver com os sogros, foram por séculos consideradas um investimento sem retorno financeiro.

A política do filho único, instituída pelo governo comunista em 1979, transformou o infanticídio das meninas num fenômeno de proporções monumentais. ...
Um fenômeno decorrente da falta de mulheres é o seqüestro delas para ser vendidas como esposas. Em certos lugares, irmãos muito pobres compram uma única esposa e a compartilham, para garantir a continuidade da família. De acordo com dados oficiais, entre 1990 e 1998 a polícia libertou 65.000 mulheres casadas à força e mantidas como verdadeiras prisioneiras da família do marido.
....

Não é sem motivo que a China se tornou o único país em que o número de mortes por suicídio é maior entre as mulheres . ... l. Uma das causas para o suicídio feminino é a violência doméstica. Estima-se que atinja uma em cada três chinesas casadas – e isso ocorre tanto no campo quanto nas cidades modernas. .... No ano passado, o governo concedeu às chinesas o direito de pedir o divórcio sob alegação de sofrer maus-tratos em casa. Mesmo assim, a maioria não deixa o marido, pois o divórcio é um estigma nas famílias chinesas.

Fonte: Getty Images, Moun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07