28 setembro 2011

A Miss e o Repórter






Duas palavrinhas



Por Ruy Castro em 27/09/2011 na edição 661



Reproduzido da Folha de S.Paulo, 24/9/2011; intertítulo do OI










Outro dia, numa eloquente demonstração da nova pujança nacional, o Brasil sediou um concurso de Miss Universo. Não ria. Como dizia o outro, nunca antes na história deste país etc. E a plateia reagir com indiferença ao fato de a Miss Brasil, mesmo desfilando em casa, ter chegado em terceiro lugar, revela também a nossa súbita maturidade. De novo, não ria. Se não se abala com as grandes questões, por que o Brasil se abalaria com as pequenas?



Em 1954, quando Martha Rocha ficou em segundo no Miss Universo, em Miami, foi um problema. Quatro anos antes, em 1950, o Brasil já fora vice ao perder a Copa para o Uruguai. Era como se estivéssemos condenados ao segundo lugar entre as nações – o que, como se sabe, equivalia ao último lugar. O pior é que, no caso de Martha Rocha, correu pela imprensa que havíamos sido garfados. O júri alegara que Martha tinha duas polegadas (5 cm) a mais nos quadris do que no busto e dera o título à lambisgoia americana. Enfim, o que para nós era uma qualidade – cadeiras anchas e busto delicado – para eles era um defeito.

Repórter safo



E se soubéssemos, na época, que as duas polegadas foram uma invenção do repórter João Martins, enviado especial de O Cruzeiro a Miami, em conluio com os outros enviados brasileiros, logo após o desfile? Que o júri só elegeu a Miss EUA porque o concurso precisava conquistar o público americano?



A revelação de que as duas polegadas eram uma farsa foi feita pelo próprio João Martins à Manchete em 1979 e confirmada pelo ex-diretor de O Cruzeiro Accioly Netto, em suas memórias, O Império de Papel, em 1998. Ou seja, num Brasil jovem e ingênuo, com duas palavrinhas um repórter safo manipulou a psique de milhões.


***

[Ruy Castro é jornalista, escritor e colunista da Folha]

http://observatoriodaimprensa.com.br



Um comentário:

  1. A "indiferença" ao 3o. lugar da Miss Brasil no Miss Universo não é uma questão de maturidade da sociedade. É que essa Miss Brasil não é mesmo bela, é antipática e não dá orgulho, não.

    ResponderExcluir

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07