21 maio 2010

 Miss EUA sofre discriminação


 

Date Posted: 11:41:08 05/21/10 Fri
Jovem libanesa naturalizada americana é descrita como 'terrorista' por imprensa do país


Gustavo Chacra, CORRESPONDENTE / NOVA YORK - O Estado de S.Paulo

Rima. Parentes de miss fazem parte do Hezbollah Rima Fakih, a libanesa naturalizada americana que venceu o Concurso Miss EUA, não imaginava, ao ser eleita, que provocaria tanta polêmica. Inicialmente, pensava ser apenas a primeira vencedora de origem árabe e islâmica. Mas, no dia seguinte, era descrita como terrorista por parte da imprensa americana. As acusações irritaram os libaneses, que saíram em sua defesa.

Muçulmana xiita, Rima já desfilou de biquíni e dançou de forma sensual em concursos de bares de Detroit. Quando se mudou do Líbano para Nova York, estudou em colégio católico - bem diferente da imagem internacional da mulher xiita, ligada a vestimentas conservadoras.

Na verdade, como Rima, existem muitas mulheres no Líbano. Em Beirute, não é incomum uma jovem muçulmana, xiita ou sunita, estudar na Universidade Saint Joseph ou ir a alguns dos liceus franceses. Também vão às praias, normalmente no verão, entram no mar ao lado de homens e adoram as baladas da capital.

Ao mesmo tempo, não se pode esquecer que, no Líbano, existem mulheres muito conservadoras. Algumas xiitas, sunitas e druzas fazem questão de se cobrir. No entanto, em uma mesma família, pode haver uma mulher com roupas liberais, como Rima, e outra com o véu cobrindo a cabeça.

Alguns dos parentes de Rima integram o Hezbollah. Para os libaneses, algo comum. A organização é vista no país como um partido político, integrante da coalizão governamental que realiza ações sociais. Nos EUA, o grupo é considerado terrorista.

Como foi eleita miss em território americano, Rima teve de explicar o papel de sua família e também uma suposta participação em um strip tease. Queriam saber se ela era terrorista e prostituta.

No Líbano, essas acusações pegaram mal. No Facebook, jovens libaneses defenderam arduamente Rima. O mesmo fizeram comentaristas de TV e jornais da capital Beirute. Na terra dos cedros, podem aceitar de tudo, menos que falem mal de suas belas mulheres.

www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07