25 agosto 2009

Paixão venezuelana por concurso de miss é comparável à de brasileiro por futebol

Nova Miss Universo, Stefania Fernandez, é venezuelana.

Bicampeão, país esteve em 18 das últimas 20 finais do Miss Universo.

Marília JusteDo G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Ampliar FotoFoto: AP

Stefania Fernandez foi coroada Miss Universo 2009 (Foto: AP)

Se o Brasil é o país a ser batido nas Copas do Mundo de futebol, a Venezuela é a dona da bola nos concursos de beleza. O país da atual Miss Universo, Stefania Fernandez, é o primeiro a ter um “bicampeonato” no concurso, com duas coroações consecutivas. As venezuelanas somam agora seis títulos do Miss Universo e cinco no Miss Mundo.

Leia também:

'Decepcionada', brasileira diz que Miss Universo preferiu ‘rosto comercial’


Nos últimos 20 anos, as venezuelanas estiveram em 18 finais do Miss Universo, ganharam três (2009, 2008 e 1996), ficaram em segundo lugar outras quatro vezes (2003, 2000, 1998 e 1997) e mais três em terceiro (2007, 1994 e 1993). No Miss Mundo, elas estiveram em 13 finais (a dona da coroa de 2009 será definida em dezembro), levaram o título em 1995 e 1991, ficaram em segundo em 1999 e em terceiro em 1994 e 1993.

Veja fotos das candidatas na final


Essa “potência” do mundo das misses surgiu por vários fatores. O primeiro, é claro: “elas são bonitas”, afirma o “missólogo” Paulo Filho. Mas, beleza não é tudo – mesmo, ironicamente, em um concurso de beleza. Além de bonitas, elas são muito bem preparadas.

“O mais difícil é entrar nas finais, nas top 15”, explica o também especialista em misses Francisco Budal. “Elas são todas muito bonitas. Para a Venezuela, se chegou ao top 15, ela fez o mais difícil. A partir daí, ela foi treinada e vai saber dar conta”, afirma Budal.

Paulo Filho explica que os concursos de beleza viraram uma febre na Venezuela comparável à paixão do brasileiro pelo futebol.

"Final de Miss tem audiência de final de Copa do Mundo aqui”, afirma. “Virou uma paixão nacional.”


E, da mesma forma que os craques brasileiros são preparados desde pequenos nas escolinhas de futebol, as meninas venezuelanas começam cedo o treinamento para os concursos.

“Toda menina venezuelana já nasce sonhando em ser Miss Venezuela”, conta Paulo Filho. “Elas passam a vida se preparando para isso. Fazem aula de idiomas, preparação para falar em público, preparação física”, diz ele.

Foto: AP

A venezuelana Stefania Fernandez, um dia após ser coroada a nova Miss Universo (Foto: AP)

Além disso, a Miss Venezuela é a primeira de todos os países a ser escolhida. “A Miss Brasil foi eleita em maio. A Miss Venezuela, em outubro do ano passado”, afirma Francisco Budal.

“Ela teve um tempo grande para se preparar. É tempo suficiente até para fazer eventuais pequenas correções cirúrgicas, sem problema”, explica. “Quando ela chega na frente do juiz, sabe o que mostrar. Ela sabe que está sempre sendo avaliada, 100% do tempo. Está sempre se projetando, sempre preparada”, diz Budal.


A preparação venezuelana ficou clara, segundo os especialistas, com a coroação de Stefania. Na final do concurso, quando perguntada sobre o que faria para melhorar a posição das mulheres em relação aos homens enquanto líderes no mundo dos negócios, ela surpreendeu ao responder um firme “acredito que nós já atingimos o mesmo nível que os homens.”


“Ela tem 18 anos. Essa resposta não veio dela. É uma resposta preparada, bem pensada. Ela passou por vários seminários, várias palestras, várias orientações. Quando a pergunta veio, ela sabia o que responder para parecer inteligente, rápida e sair do lugar-comum”, diz Budal.


http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07