30 outubro 2005

"Sobre Falar Merda"


Capa do livro na versão que chega ao Brasil
Por Alessandro Bender

Em sua décima edição nos Estados Unidos, "Sobre Falar Merda" (On Bullshit, no original) chega finalmente no Brasil. O livro é um instigante tratado sobre comunicação. Na verdade, fala sobre a ausência de comunicação.
O autor, Harry Frankfurt, filósofo e professor, criou um pequeno tratado (68 pg) sobre o que seria "Falar Merda".

E deixa bem clara a distinção entre "Falar Merda" e Mentir.
Em tempos como os de hoje, a arte de falar merda é quase uma obrigação, já que poucas pessoas realmente sabem sobre o que estão falando. Pelo menos esta é a teoria de Frankfurt, que traz uma reflexão inteligente sobre o ato de falar sem necessariamente querer comunicar, mas sim buscar prestígio e aceitação perante uma pessoa, um grupo ou toda uma nação.
Altamente recomendável a leitura para quem está interessado em entender por que tem tanta gente querendo falar mas poucas pessoas realmente querendo ouvir.
www.umacentral.com.br
.....
O título original é "On Bullshit", expressão em inglês usada para desqualificar algum tipo de fala ou declaração. Nos Estados Unidos, a obra já está na décima edição --se tornou o primeiro livro editado por uma universidade a liderar o ranking dos mais vendidos do jornal "The New York Times". Se depender do título, deve fazer o mesmo sucesso por aqui.

O pequeno tratado, já que são apenas 68 páginas, tenta definir o que é, de fato, falar merda. "Um dos traços mais notáveis de nossa cultura é que se fala tanta merda. Todos sabem disso. Cada um de nós contribui com sua parte. Mas tendemos a não perceber esta situação", começa Frankfurt.

Aos poucos, de modo até certo ponto acadêmico --afinal, Harry Frankfurt é filósofo e professor--, ele cita outros estudiosos do tema e discute definições de dicionários e livros para termos como falação, impostura, conversa fiada, lorota, charlatanice e, claro, merda. Importante ressaltar que, mesmo acadêmico, o texto é de fácil compreensão.
....
O filósofo continua a divagação dizendo que, atualmente, parece "inevitável" não falar merda. Por quê? A teoria dele: "É inevitável falar merda toda vez que as circunstâncias exijam de alguém falar sem saber o que está dizendo". E nos dias de hoje, em que todo mundo precisa ter opinião sobre tudo (é quase um dever cívico, polemiza Frankfurt), se fala a primeira coisa que se vem à cabeça, seja ela coerente ou não com a verdade e os fatos.

E não é exatamente essa a postura de tantos políticos, publicitários, comerciais, artigos etc.? "Dane-se o conteúdo, o que vale é falar bonito" ou "dane-se se é verdade, o que importa é vender bem". "Sobre Falar Merda" diz que sim.

"Sobre Falar Merda"
Autor: Harry G. Frankfurt
Tradução: Ricardo Gomes Quintana
Editora: Intrínseca
Quanto: R$ 19,90 (68 págs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.



Blog criado em 8.8.05. Contagem de visitas desde 19.08.07